sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Boletim Semanal nº 110

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 110 - 160805 - Gênesis 15,1-6

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11,1

05/08/2016
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
O confirmando estava muito seguro de si quando dava sua opinião acerca da fé cristã com voz firme: »Só acredito naquilo que posso ver e provar empiricamente. Todo resto e folclore sentimental, só serve para a vovó!«
»Será que isto é verdade?«, respondi. »Tua vida se baseia mesmo somente naquilo que você pode ver?« »Com certeza«, exclamou o rapaz com a certeza fervorosa dos seus 13 anos.
»Está bem, mas me diga uma coisa: Tua mãe te ama?« »Sim«, respondeu o jovem. »Mas como? Me prove!« Deu para ver como a dúvida posou na testa do rapaz. »Pois é, as coisas mais importantes da nossa vida são invisíveis e resistem a provas empíricas. Mesmo assim, são elas que determinam a nossa caminhada«
Vamos refletir sobre a fé neste domingo a partir da história de Abrão de Gênesis 15,1-6. Abrão já velho carregava dentro de si uma dor profunda por não ter um filho. Ele se queixa com Deus e este promete não só um filho a ele, mas descendente tão números como as estrelas no céu.
Abrão não questiona, não acha ridículo. Muito pelo contrário: Abrão creu em Deus, o SENHOR, e por isso o SENHOR o aceitou. (v.6)
Saudações e até domingo!
P. Guilherme Nordmann
Palavra da Semana - Para nossa reflexão

O Pai da Fé
 
Abraão teve uma vida bem normal. Entretanto, seu maior desejo não tinha se realizado, qual seja, ter filhos. Ele sabia: a sua linhagem não teria continuidade. Ele e sua esposa Sara, ambos com mais de 80 anos, já tinham alcançado a terceira idade. Abraão sabe que seus últimos anos não serão mais marcados por grandes acontecimentos. Ele vive a última fase de sua vida. [Infelizmente há pessoas com 40 anos que têm a mesma sensação de que o principal da vida já passou. Nada mais esperam. O mesmo pode acontecer no âmbito da fé: Tudo não passa de mesmice. “Desde os meus  tempos da doutrina nada mudou na igreja.]
Voltemos ao nosso Abraão. De repente, porém, algo mudou na vida deste idoso. Deus consegue convencê-lo a iniciar a viagem à terra da fé. O Antigo Testamento narra o seguinte: “Ora, disse o Senhor à Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. De ti farei uma grande nação e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.”
Será que isto não foi uma exigência descabida para um velhinho de 80 anos? Deixar tudo para trás por causa de uma vaga promessa? Parece ridículo prometer filhos a um casal de anciãos. Não é de admirar que Sara, a mulher de Abraão, caiu na gargalhada. A Bíblia, no entanto, conta a loucura de Abraão:
“Partiu, pois, Abraão, como lhe ordenara o Senhor”!
Abraão realmente partiu em viagem para a terra prometida. E as promessas de Deus se realizaram: Deus o abençoou ricamente. Talvez você também caia na gargalhada como a Sara, se eu lhe disser que Deus quer abençoar você na sua caminhada. Dentro de você também poderá crescer algo bonito e significativo como em Sara. Que Ele colocará a sua mão sobre você e lhe abençoará. Não importa se você não consegue crer nisso agora.
Minha oração é que você experimente o que Deus promete: “Eu te abençoarei e tu serás uma benção para outros”. Esta promessa vale também para a nossa viagem à terra da fé. Estou ansioso para ver de que forma Deus irá cumpri-la em sua vida.
do Curso Básico da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário