sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Boletim Semanal nº 112

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 112 - 160819 - Lucas 13,10-17

Jesus acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. 2ª Timóteo 1,10

19/08/2016
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Regras são importante na vida. Sabemos que já as crianças precisam de regras, precisam saber o que é certo e errado, conveniente e inconveniente na arte de viver. Numa sociedade podemos medir seu grau de civilização pelo grau de observância às leis que ela mesma se deu.
Ter lei e respeitá-la é o primeiro passo para um mundo onde fora da lei do mais forte valem outras leis. Sem lei é a força bruta que sempre terá a última palavra. Lei protege o fraco.
Por isso o Antigo Testamento tem sempre uma conceito muito positivo das leis. O direito era exercido nos portões das cidades pelo anciãos garantiram ao mais fraco o seu direito. A lei, recebida por Moisés no Monte Sinai é vida. Faz parte desta visão de condenar leis que não protegem o fraco, mas que ajudam pequenos grupos a manterem seus privilégios.
É nesta tradição que Jesus age na história do texto da prédica deste domingo de Lucas 13,10-17 onde ele cura uma mulher encurvada mesmo sendo sábado e por isso proibido pela lei. Ele desmascara deste forma que a lei era abusada para manter o privilégio do pequeno grupo de fariseus que conseguiam esconder melhor suas imperfeições que outros.
É uma boa pista para refletirmos: Será que temo isto também entre nos? Regras, códigos, símbolos que fazem com que alguns ficam por dentro e outros por fora? As vezes é sutil, basta pouca coisa. Alguém uma vez me confidenciou que deixou de frequentar a igreja num período de crise porque não tinha mais sapato para ir.
Que Jesus ilumine as nossas vidas em família, comunidade e sociedade para que sempre o Espírito Santo tenha a última palavra e supera a barreiras que criamos!
Saudações até Domingo!
P. Guilherme Nordmann



Palavra da Semana - Para nossa reflexão


A Igreja dos Alemães?
 
Este texto foi publicado como Palavra do Presbitério no Boletim Informativo 08/2016 da Paróquia Vila Campo Grande
Caros Membros e Amigos da nossa comunidade!
Meus irmãos, há dois anos e alguns meses, pela vontade de Deus e pelos caminhos que Ele prepara fui trazido à nossa amada Capela de Cristo. Sobre o caminho já tive oportunidade de falar em pelo menos duas vezes em nossos cultos. Quero então dar um breve testemunho do amor que tenho recebido desde então. E apresento o contexto em que isso ocorre: um mundo de separação, de intolerância, dividido entre eles e nós.
Tenho a felicidade de pertencer a uma comunidade em que o “nós” prevalece. Somos” nós” nos cultos, “nós” em nossas reuniões, “nós” no Sal da Terra, nós” na horta e bazar e graças a Deus “nós” em nossas festas. Então a resposta ao titulo da mensagem é um categórico NÃO!
Porque seguindo a orientação do apóstolo Paulo à comunidade da Galácia nossa igreja vive como filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, batizados e revestidos de Cristo e entre nós não há mais judeu nem grego; nem servo nem livre; nem homem nem mulher, porque todos “nós” somos um em Cristo.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil é a igreja dos alemães, poloneses, italianos, portugueses, brasileiros, japoneses...de todos. Levem o convite que me foi feito anos atrás aos seus amigos, colegas e vizinhos. Façam que sejam muitos a desfrutar deste amor.

Abraços! Soli Deo Gloria
Marcos Moraes - Secretário da Diretoria da Paróquia Vila Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário