Confessionalidade

O Crucifixo e a Ceia do Senhor

O crucifixo sobre a Mesa do Senhor enfatiza também a presença real de Jesus Cristo na sua Ceia. “Presença real” significa que Cristo não está presente apenas em espírito, mas também fisicamente em corpo e sangue. Cristãos evangélicos luteranos entendem as palavras de Cristo literalmente: "Isto é o meu corpo / isto é o meu sangue". Como explica Lutero no Catecismo Menor, a Santa Ceia é “o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, sob o pão e o vinho, dado a nós cristãos para comer e beber”. Da mesma forma ensina a Confissão de Augsburgo que “o verdadeiro corpo e o verdadeiro sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na ceia sob a espécie do pão e do vinho e são nela distribuídos e recebidos” (CA X). Neste ponto a igreja evangélica luterana se diferencia das demais igrejas evangélicas, as quais afirmam que pão e vinho apenas simbolizam corpo e sangue de Cristo, e está bem mais próxima da igreja católica romana. Não é por acaso que ambas preferem o crucifixo sobre o altar, enquanto que as igrejas (e pessoas) que não creem na presença corporal de Cristo na Ceia preferem a cruz vazia.


 

O crucifixo sobre a "mesa do Senhor" nos lembra de que a presença de Cristo na sua Ceia não é apenas espiritual. Ali ele nos dá o fruto do seu sacrifício por nós na cruz: o seu corpo e o seu sangue. Essa relação entre o crucifixo e a Ceia do Senhor é muito bem ilustrada em pinturas do século XVII que retratam os pontos centrais da doutrina e fé luteranas. Em todas vemos Martinho Lutero e Filipe Melanchton ministrando a Ceia. Em algumas pinturas pode ser visto o sangue do Crucificado caindo diretamente no cálice da Ceia.


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