sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Boletim Semanal nº 113


Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 113 - 160826 - Lucas 14,7-14

Ó Senhor, eu sou teu, e as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. Jeremias 15,16

26/08/2016
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
»Vocês Luteranos têm um problema!«, falou o amigo com convicção. »Vocês têm conteúdo, são sérios e acolhem bem as pessoas, mas não dizem isto para ninguém! Parece segredo«
Quem conhece a nossa igreja e participa ativamente dela conhece talvez este olhar de pessoas de fora que nos querem bem. Não são poucas as reuniões sobre tema Missão onde entre nós se instala um clima meio resignado. Isto porque parece ter outras igrejas muita melhor do que nós em alcançar as pessoas e trazê-las para igreja.
Outro dia acompanhei visitantes da Alemanha e levei os ao Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus. Não entramos por falta de tempo, mas somente vendo e sentindo do lado de fora o gigantismo empregado na obra foi o suficiente para se sentir pequeno e insiginifcante. Quem sabe, isto é a intenção desta obra gigantesca.
É neste clima qe nós alcança o texto para a prédica deste domingo de Lucas 14,7-14 onde Jesus comenta o comportamento de convidados para um jantar. Este sempre concorrem pelo melhores lugares, mas Jesus recomenda agir humildade buscando os últimos lugares.
E ele atribui uma promessa de Deus para todos os humildes: A sua compensação ainda há de vir!
A nós luteranos faz bem ouvirmos esta promessa com atenção. Talvez não é tão mal assim não sermos tão perfeitos ao vender o nosso peixe. Pode ser que há a humildade de saber que não somos sozinhos donos da verdade que nós move. Se for assim podemos ficar serenos e deixar de lado aquele complexo de inferioridade que por vezes nos deixa acanhados.
Este sim, deve ser superado, para o bem de todos e do Reino de Deus!
Saudações até Domingo!
P. Guilherme Nordmann



Palavra da Semana - Para nossa reflexão

Um coração que ama a humildade (Martim Lutero)
 
“O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes”. (Salmo 138,6)
Pois bem, aqui fica claro que é próprio de Deus olhar para baixo. Ele não pode olhar para cima, pois nada está acima dele; tampouco pode olhar para o lado, pois não há quem lhe seja igual. Por isso, ele só olha para baixo. Em vista disso, quanto mais em baixo você estiver e quanto mais simples você for, tanto melhor os olhos de Deus poderão enxergá-lo.
Resumindo: esse versículo ensina-nos a conhecer a Deus de fato, na medida em que deixa claro que Deus atenta para os humildes, os desprezados. E só conhece a Deus de fato aquele que sabe que Deus olha para os humildes. E desse conhecimento resulta o amor a Deus e a fé nele, o que faz com que a pessoa de boa vontade entregue-se a ele e o siga
As pessoas verdadeiramente humildes não atentam para os efeitos de sua humildade, mas, com singeleza de coração, olham para as coisas humildes, gostam de se ocupar com elas, e, pessoalmente, jamais se dão conta de que são humildes. Agora, os falsos humildes admiram-se que sua honra e exaltação custam tanto a chegar, e seu secreto e falso orgulho não permite que se contentem com sua vida simples e só pensam em subir cada vez mais.
Por isso, a verdadeira humildade jamais fica sabendo que é humilde, pois, caso soubesse, ficaria orgulhosa ao se dar conta de tão nobre virtude. Ao contrário, de coração, de vontade e com todos os sentidos, apega-se às coisas humildes. Essas são objetivo constante de sua atenção bem como as imagens que tem diante de si. E, enquanto tem olhos voltados para isso, não pode ver a si mesma nem se dar conta de que existe.
Martim Lutero

Nenhum comentário:

Postar um comentário