sexta-feira, 29 de julho de 2016

Boletim Semanal nº 109

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 109 - 160731 - Lucas 12,13-21

Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João 14,23

29/07/2016
 
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Qual é o problema da riqueza material? Será que tem mesmo algum problema? Ou é somente uma invenção da religião para manter as pessoas afastadas dos prazer prometidas pela riqueza? Quem sabe toda esta pregação é somente para a massa dos pobres não almejarem o lugar dos poucos ricos.
Pode até ser que a religião em nome do cristianismo já se prestou para este tipo de serviço para quem estava no poder e de posse das riquezas. Mas olhando as Sagradas Escrituras as coisas ficam bem mais complicadas. Em todo Antigo Testamento a riqueza é tido como sinal da bênção de Deus.
Tão simples assim? Não mesmo porque a Bíblia não parou no Antigo Testamento e a nossa obervação a grupos que se dizem cristão e cultuam a riqueza como suposta bênção de Deus em nome de uma teologia da prosperidade nós dá a nítida sensação que Deus não deixa se captar por uma equação tão simples.
Como as coisas não são tão simples assim podemos ver no texto de prédica deste domingo de Lucas 12,13-21 onde Jesus conta a parábola do fazendeiro rico que se alegria com sua crescente riqueza planejando construir cada vez mais celeiros para poder guardá-la. Só que faltou combinar com Deus que pode pedir a sua vida naquele mesmo momento. Jesus fecha com o parecer que o acúmulo de riquezas materiais não cria riqueza nos olhos de Deus.
Que estas palavras não pertencem somente a esfera religiosa podemos ver pelo fato que a riqueza gera nas pessoas a promessa e expectativa de felicidade, que as mantém motivados na tentativa de enriquecer. O estranho que acontece é que mesmo tendo avançado bastante neste caminho, esta promessa parece não se cumprir para as pessoas.
Querem sempre mais e convivem com conflitos, intrigas, relacionamentos quebrados, e depressão. Porque não observam que bem que os bens materiais têm um espaço necessário na vida, elas são subordinadas ao que realmente importa: Amar a Deus, amar o seu próximo como a si mesmo.
Saudações e até domingo!
P. Guilherme Nordmann

Palavra da Semana - Para nossa reflexão

Bênção
 
Que Deus te abençoe com inquietação
diante das respostas fáceis, das meias-verdades, diante das relações superficiais,
para que sejas capaz de aprofundar o senso da verdade em teu coração.

 
Que Deus te abençoe com a ira diante da injustiça, da opressão
e diante da exploração das pessoas, para que
possas trabalhar pela justiça, pela liberdade e pela paz.

 
Que Deus te abençoe com lágrimas,
para derramá-las por aqueles que sofrem dor, maus-tratos, fome e guerra,
para que sejas capaz de estender tua mão, reconfortá-lo e transformar sua dor em alegria.
 
Que Deus te abençoe com suficiente loucura
para crer que tu podes fazer a diferença neste mundo
e que tu podes fazer o que os outros proclamam como impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário