sexta-feira, 22 de julho de 2016

Boletim Semanal nº 108

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 108 - 160722 - Colosenses 2,6-15

Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6,68
22/07/2016
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Cada tempo cria o os seus atributos considerados essenciais para fazer as pessoas acreditar que sua vida é boa e dará certo. Nos tempos do Novo testamento no meio social das comunidades às quais paulo escrevia as suas cartas, isto eram regras, religosas, festas, regras sobre alimentos e bebidas, dias santos, manutenção do sábado etc. Algumas tinham sua origem na tradição judaica, outras na religiosidade heterogênea do mediterrâneo oriental.
Assim Paulo nos conta em Colosenses 2,6-15, que é o texto sugerido para este domingo. A resposta do apóstolo é clara: Quem está com Cristo nenhuma bola deve dar para estas coisas. Como o batismo a nossa vida parou de depender destas coisas, e passou a se enraizar unicamente em Cristo. Basta apostar nisto todos os dias!
Mas como é entre nós? Estes problemas são lá de 2000 anos atrás e nada tem a ver com o nosso tempo? Seria façil demais, na verdade tudo tem a ver! Mesmo que nós luteranos primamos pelo enfoque na liberdade cristã e pela salvação por graça e fé, podemos, sim, entrar em armadilhas diversas:
O mundo do consumo nos sugere p.ex. que a posse de diversos símbolos de estatus seria decisivo para noss vida dar certo. Quem não dispõe do carro certo, apartamento no endereço badalado, smartphone de última geração, quem não viajou para exterior, não está onipresente nas redes sociais, quem não malha regularmente, este pode sim sentir-se inferior.
E o que dizer sobre os cultos típicos do nosso mundo: culto a saúde e a alimentação correta, culto a educação perfeita dos filhos, culto a curtição da vida, e tantos outros....
Podemos estar mais presos que imaginamos! Para estarmos livres de tudo isto, chama nos Cristo! Vale a palavra do Apóstolo: »em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus, e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais.« (v.9s.)
Saudações e até domingo!
P. Guilherme Nordmann

Palavra da Semana - Para nossa reflexão

UMA CRÔNICA: LIBERDADE CRISTÃ
 
Quanto mais restrições são impostas à liberdade, tanto mais desejamos vê-la restabelecida, tanto mais ansiamos por vivê-la. É bem verdade que cada um sente e entende a liberdade à sua maneira. Mas o importante é que todos concordam num ponto; a liberdade é uma das mais preciosas e belas dádivas, em nossa vida. Em última análise, para não sermos desumanizados, precisamos de liberdade, de justiça, de paz. Tudo isso está relacionado, na vida de cada homem e na existência de toda a humanidade. 
Mas existe outro desejo que igualmente acompanha a vida de qualquer pessoa: cada um quer ser dono de si mesmo. E todos confundimos isso com liberdade. Por isso mesmo, vale a pena relembrar: o dono de seu próprio nariz, no fundo, não passa de um espião de si próprio. De tanto querer governar--me, acabo sendo obrigado a fazê-lo. E, se estou sendo forçado a fazê-lo, já perdi minha liberdade. Por isso é que cada um de nós se torna um escravo de si mesmo. O resto são consequências dessa primeira confusão: Será que vai dar certo? E se os outros não permitirem? E o medo! E a inveja! 
Não é por acaso que o Evangelho se constitui na mais jubilosa mensagem de liberdade, para cada pessoa. Só a Verdade pode libertar alguém. E nós sabemos e cremos que a Verdade não é uma teoria (que se modifica de vez em quando), mas uma Pessoa - chamada Jesus Cristo. Nesse sentido, pode-se resumir o Evangelho numa sentença: Cristo libertou todos os que são escravos de si mesmos, escravos de outros e escravos de todos e quaisquer poderes. Nossa vocação chama-se liberdade. Onde se encontra o Cristo, existe liberdade. E nessa liberdade pode-se permanecer! 
Assim sendo, cada novo dia de nossa vida encerra um renovado convite, um apelo à liberdade que já nos foi presenteada. Todas as leis humanas contêm uma limitação à liberdade. Mas o Evangelho determina a liberdade! Podemos sair de nossa própria prisão e iniciar nova caminhada, abandonando tudo o que nos estava ameaçando e impedindo novos horizontes. O Cristo abriu todos os cárceres. Para sempre!
Essa liberdade (que não depende dos outros nem das circunstâncias) nos foi dada para ser vivida na prática diária. E todo aquele que a viver, sentirá seu efeito benéfico, os reflexos à sua volta. Justamente porque: tons querem ser livres, é importante o exemplo e a palavra da verdadeira, da genuína, da completa libertação. Lutero foi um cristão que procurou proclamar e viver a liberdade cristã. E é, talvez, por essa razão que um de seus primeiros livros, versando esse tema, continua sendo uma fonte de inspiração até hoje, em todo o mundo. Em última análise, cada culto pode ser considerado uma festa da liberdade. E cada exemplar da Bíblia, o documento básico da libertação que veio para dentro deste nosso mundo — para ficar!

(Juventude Cristã - n.° 7, 1967)


P. Breno Arno Schumann - do portal luteranos

Nenhum comentário:

Postar um comentário