terça-feira, 5 de julho de 2016

Boletim Semanal nº 106

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 106 - 160705 - Lucas 10,1-11.16-20 - Deuteronômio 30,9-14

Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará. Dt 30,16



Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Quando levo as vezes uma multa por excesso de velocidade, me dá muita raiva. Não tanto pela multa que dói sem dúvida, mas muito mais porque sempre sei que errei e lembro da situação que aconteceu. Nunca levei multa por engano. Mas mesmo sabendo, de vez em quando, acontece novamente.

Me lembrei disso ao ler o texto da prédica deste domingo, de Deuteronômio 30,9-14 onde Moisés explica ao povo como a vida pode dar certo: Simplesmente por levar a sério o mandamento, a vontade de Deus e o amor. É algo próximo, no fundo sabemos: »Pelo contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los.« (v.14)

Sabemos que o povo de Israel entrou em Canaã depois desta fala de Moisés e esqueceu de quase tudo das palavras dele. Mas Deus sempre achou ao longo dos séculos um caminho de cumprir sua parte da aliança e fazer valer a sua vontade. A desobediência do seu povo levou até a catástrofe do exílio na Babilônia, mas foi justamente aí, na crise mais aguda, ponto de retorno.

Ponto de retorno que levou até Jesus de Nazaré, que levou o nome o Cristo porque nele Deus veio até nós. E é na sua força que podemos aprender a cumprir aquilo que sabemos desde sempre, que é o certo.
Saudações e até domingo!
P. Guilherme Nordmann

Veja as novas matérias na nossa página: www.luteranos.com.br/santos:
Palavra da Semana - Para nossa reflexão

Ama e faz o que quiseres
Ama e faz o que quiseres.
Se calares, calarás com amor;
se gritares, gritarás com amor;
se corrigires, corrigirás com amor;
se perdoares, perdoarás com amor.
Se tiveres o amor enraizado em ti,
nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário