sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Boletim Semanal nº 121

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 121 - 161021 - Jeremias 14,7-10.19-21
O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém! 2ª Timóteo 4,18
21/10/2016
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Você está na sua zona de conforto? Acomodado no sofá, talvez com alguma bebida, lendo este boletim no maior sossego? Então aperte os cintos, fique seguro na sua cadeira porque lá vem tempestade! O texto para este domingo de Jeremias 14,7-10.19-21 traz um ar aflito e muito diferente.
É a oração do meio da aflição sentindo dolorosamente a falta de Deus. É reflexo de pessoas que por muito tempo estavam na sua zona de conforto, achando que nada de ruim poderia lhes acontecer. Eles se sentiam completamente seguros em Jerusalém, a cidade de Deus. Era bem verdade que não davam muita bola para a vontade dele, mas achavam que a aliança antiga como povo de Deus teria de ser o suficiente para se garantir.
Mas o que aconteceu só podia ser explicar admitindo que eles estavam enganados. Chegou o exército da Babilônia e arrasou a cidade e deportou toda elite do povo para Babilônia. Agora lhes caiu a ficha! Eram culpados porque não tinhasm mais levado a sério os mandamentos de Deus e a fé simples e confiante!
Restava-lhes pedir perdão e compaixão a Deus. As suas mãos estavam vazias mesmo. Mas transparece um ar de esperança por dentro da aflição: Lembra das tuas promessas e não nos desprezes... (v.21) Mesmo de abandono e desamparo eles sabem que Deus não pode negar a sua natureza. Ele há de perdoar e de recomeçar a sua história com eles!
E nós? Será que nossa zona de conforto tem razão de ser? Ou será que também podemos sofrer de algum engano e apostar nossas fichas e atos e posturas que não subsistem aos olhos de Deus. Uma coisa é certa: O amor dele não nos livra das consequências dos nossos atos, mas lá no fundo do poço será ele que nós aguarda.
Saudações até Domingo!
P. Guilherme Nordmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário