sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Boletim Semanal nº 124

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 124 - 161118 - João 11,1-5.17-21

Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os seres humanos. 1ª Coríntios 15,19

18/11/2016

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Anos atrás fui chamado para um sepultamento no cemitério da Vila Alpina, zona leste de São Paulo. Do falecido só conhecia os dados da ficha. Ele havia falecido em boa idade com mais de 80 anos. Quem pediu o nosso apoio, foi a filha. Da minha parte não esperava nada muito diferente de outras despedidas de pessoas queridas por suas famílias: Com tristeza, sim, mas também com gratidão e de certa forma conformado.
Logo que cheguei percebi que não seria assim. Enquanto ainda estava tentando achar a capela certa do velório, uma mulher veio correndo ao meu encontro: »Você é o Pastor Guilherme? A culpa é toda minha! Eu não cuidei direito dele!« Ela estava falando com um olhar de desespero.
Rapidamente ficou claro que ela não tinha culpa alguma, mas que havia cuidado do pai de forma exemplar. Parece que preferia se culpar pela morte do pai do que se conformar com o inevitável.
Este Domingo é o Domingo da Eternidade, onde lembramos dos falecidos do ano. É bom lembrar para superar tristeza e amargura e ensaiar a gratidão como postura mais adequada de vida. Faz parte entregar a culpa ou o remorso pela própria limitação nas mãos de Deus que é misericordioso.
Como texto bíblico vamos ler trechos da história de Lázaro de João 11,1-5.17-21. Lázaro que é amigo de Jesus morre, e Marta, sua irmã culpa Jesus por isso quando este chega 4 dias depois: »Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!« (v.21)
Será mesmo? Vamos descobrir em conjunto!
Saudações até Domingo!
P. Guilherme Nordmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário