quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Boletim Semanal nº 77

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 77 - 151113 - Salmo 39,4-7: A sustentável leveza do ser

Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele. 2ª Coríntios 5,10a



Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Onde está o sentido da nossa vida? O que a primeira vista parace mais como uma pergunta do ser humano pós-moderno que já está farto de todas as coisas boas da vida, revela-se no segundo olhar como a mais fundamental e antiga questão questão existencial da humanidade.
Isto nós mostra o texto da prédica sugerido para este domingo, do Salmo 39,4-7, onde o salmista desabafa:...o ser humano é apenas um sopro. (v.5b) Porque então esforçar-se na vida?
Me lembrou o conhecido título de romance de Milan Kundera: A insustentável leveza do ser Conta a história de Tomas e Tereza em Praga 1968. Kundera pensa sobre a impossibilidade de repetir, refazer partes vida. O que foi, foi, passou, não pode ser buscado de volta.
Então porque se esforçar? Não seria melhor viver de qualquer jeito buscando o prazer de cada momento? Esta é a grande pergunta do salmista, e quem sabe, também é uma pergunta nossa.
Venha refletir, cantar, sonhar conosco neste domingo!
O salmista dá a sua respota de fé para conceder sentido e dignidade a vida: E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti. (v.7) !
Saudações!
P. Guilherme Nordmann



Palavra da Semana - Para nossa reflexão

 
Memória da vida para a Eternidade!
 
Dia 22/11/2015 será o Domingo da Eternidade, o último Domingo do ano litúrgico que na semana seguinte recomeça com o Advento. É o domingo onde nós luteranos costumamos lembrar dos falecidos durante o ano.
É bom este exercício de memória. É um movimento na contramão do estilo de vida atual, que não quer aprofundar, não lembrar de nada triste.
Compreendemos que é bom aceitar a tristeza da perda e não abafá-la. Assim damos espaço para a memória de gratidão. É nisso que a tristeza aos poucos se transforma, se a deixamos.
Se você perdeu alguém querido e gostaria de compartilhar a memória dele no culto com a comunidade na presença de Deus, entre em contato consosco!
Wilhelm Nordmann - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário