sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Boletim Semanal nº 42


Campanha no Tempo da Paixão: Sete semanas sem falar mal dos outros.




Caros Membros e Amigos da Paróquia Santos!
Neste Domingo vamos refletir sobre Mateus 6.16-21 onde Jesus fala sobre o Jejum, sobre tesouros e sobre o nosso coração.
Jejum, o que?, muitas pessoas talvez perguntam ao ler o texto. Entre evangélicos jejum é tido como algo legalista, sobretudo algo de tradição católica. Mas será que é só isto? Jesus toma o jejum como prática religiosa corriqueira, onde ele alerta sobre a possibilidade de cair numa hipocrisia.
Mas a prática em si ele não questiona: Jejum não significa nada mais e nada menos do que abdicar de algo que faz mal e contraria a vontade de Deus, em prol de algo bom e em conformidade com a vontade divina. É verdade que facilmente pessoas caiem na armadilha da hipocrisia, também em comunidades luteranas, onde tanto prezamos a liberdade. Entre nós por. ex. há pessoas que gostam de mostrar para os outros o quanto se sacrificam para a comunidade. Preferem se matar trabalhando numa festa do que dar uma boa contribuição em silêncio porque o trabalho no evento é visto por todos.
A Igreja Luterana na Alemanha há vários anos promove uma campanha no tempo da paixão, chamando de sete semanas sem (Sieben Wochen ohne - A foto acima é uma adaptação da campanha original). Sempre foca em algum mal hábito ou vício ou em alguma prática que prejudica o mundo ao redor, que então sugere deixar de praticar, pelo menos nas sete semanas da quaresma.
Neste ano de 2015 o lema é: Sete semanas sem falar mal dos outros. Para quem tem vivência em comunidade por aqui, é uma bela proposta e um bom início para ensaiar um novo jeito de lidar uns com os outros e de dar início a uma prática comunitária mais próxima do caminho de Cristo.
Saudações!
P. Guilherme Nordmann

Chamamos atenção pelas matérias em nosso espaçowww.luteranos.com.br/santos:

Agenda de Cultos e Atividades:
01/03/2015
2º Domingo
na Paixão
19:00 h:  Culto com Santa Ceia e Profissão de Fé (P. Guilherme)
Mateus 6,16-21: Jejum - para que??
Segunda-feira
02/03/2015
16.00 h: Reunião de Preparação do Culto Infantil
Terça-feira
03/03/2015
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quarta-feira
04/03/2015
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quinta-feira
05/03/2015
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
08/03/2015
3° Domingo
  na Paixão
10:00 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
10:00 h: Culto Infantil
Lucas 9,57-62: Ir ao encontro do Reino de Deus

Luz da Semana - Para nossa reflexão

A QUARESMA E SUAS SETE SEMANAS
Saudamos vocês com um convite sóbrio para a Leitura meditativa e reflexiva do texto de:
Moisés então disse a Arão: Foi isto que o Senhor disse:
'Aos que de mim se aproximam
santo me mostrarei;
à vista de todo o povo
glorificado serei' .
Arão, porém, ficou em silêncio.
Levítico 10:3
Então Moisés, tendo ao seu lado os sacerdotes levitas, disse a todo o Israel: Faça silêncio e escute, ó Israel! Agora você se tornou o povo do Senhor, o seu Deus.
Deuteronômio 27:9
Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.
Lucas 14:4
Estamos em plena época da Quaresma. E a gente relembra e lembra a Quaresma de nossa infância: o convite redobrado ao silêncio e pra meditação. Parece quase outros tempos e outra época.
Hoje em minha rua em Palmitos, onde edificamos nossa casinha prá residirmos em nossa sonhada aposentadoria , me debato quase que de hora em hora para enfrentar o barulho duma cidadezinha de apenas 16 mil habitantes. Mas na nossa rua se desviou o movimento do centro e a mesma é ocupada por todos que transitam e se deslocam para os centros regionais. Pior é o final de semana: carros e motos pilotados por motoristas geralmente embalados para os rush e fugas do controle policial. Tudo faz do silêncio da minha rua algo apenas a ser pensado. E pouco praticado em respeito para com moradores que pensam ainda em descansar e curtir a vida.
Minha Igreja de Confissão Luterana é irmanada nesta época de Quaresma por uma campanha interessante: promover sete semanas sem. Já no passado aqui a PPL – Pastoral Popular Luterana encampou esta campanha e motivou comunidades e grupos com material e subsídios motivadores. E é uma cópia do Programa da EKD – Igreja Evangélica na Alemanha – Sieben Wochen Ohne. Quem consegue ler em alemão e ou com a ajuda dum bom tradutor acesse por favor: www.siebenwochenohne.de. Curtam e celebrem este jeito legal de passar a Quaresma com um pouco mais de silêncio!
Os testemunhos e o alento são motivadores. Conheço pessoas que andam a pé, de bicileta e não consumem algo supérfluo neste tempo. Depois fazem uma doação especial disso que economizaram na campanha. Algo fora de sério e que precisa também por nós ser experimentado.
Desejo neste espírito um bom tempo de Quaresma: Sete semanas sem – Jejum para clarear a mente dum propósito a ser alcançado em fé e em esperança.
Oração: Senhor e Deus Eterno: Grato por tua boa companhia em nossa Caminhada. Obrigado por teimares em estar conosco e nos abençoando apesar de nosso barulho e falta de silêncio. Perdão Senhor porque em nosso barulho não percebemos tua insistência em nos amar e nos entender. Permita que nestas Sete Semanas Sem saibamos te ouvir entender em Jesus, nosso irmão. Amém.
Nilo Bidone Kolling – Palmitos/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário