sexta-feira, 12 de maio de 2017

Boletim Semanal nº 146

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 146 - 170512 - Domingo Fraterno - Dia das Mães

Como a mãe consola o filho, eu também consolarei vocês; eu os consolarei em Jerusalém. Isaías 66,13

12/05/2017
Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
Este domingo é um daqueles onde a data civil se impõe sobre o tema proposto no lecionário da igreja. É o Dia das Mães! Não vejo nenhum problema nisso, devemos mesmo na igreja acompanhar e refletir o que mexe conosco em nossas vidas.
Pessoalmente tenho uma relação ambígua com o Dia das Mães: Por lado vejo como dia de grande gratidão pelas mães, por minha mãe, pela mãe das nossas filhas. É gratidão pela vida que naturalmente se traduz em gratidão pelas mães.
Por outro lado me incomodo com a forma como a tradição do Dia das Mães reduz muitas vezes o papel da mulher ao da mãe. Como homem devo dizer não vejo nenhum graça nesta redução. Mulheres são muito mais que isto! É absolutamente justo o mal estar de muitas mulheres com esta visão estreita. Deus criou o ser humano e o criou homem e mulher, a não homem e mãe!
Também não me agrada porque me vejo reduzido e relegado em segundo plano no meu papel de pai que sou. Outro dia estava conversando com um membro da comunidade sobre sua neta e ele manifestou  que a educação ficaria a cargo da sua mãe. Estranhei que em pleno ano de 2017 ainda persiste esta ideia.
Então este dia também é uma oportunidade para reciclar as nossa ideias que recebemos pela tradição, muitas vezes sem refletir. Deus emancipa a todos: As mães para serem mulheres, e os homem para serem pais!
Neste domingo comemoraremos o Dia das Mães com um Culto com Participação especial das Crianças e em seguida teremos um churrasco delicioso e a possibilidade de tomar um chope artesanal! Passe este dia conosco!
Saudações até domingo!
P. Guilherme Nordmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário