sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Boletim Semanal nº 88

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 88 - 160220 - Texto da prédica: Lucas13,31-35

Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16




Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
O tempo da paixão vai seguindo e neste domingo põe-nos em contato com dois riscos que Jesus corre ao seguir sua missão:
O primeiro é a traição camuflada de solidariedade. É assim que os fariseus tentam amedrontar Jesus e fazer com que ele desiste de sua missão. Inventam uma suposta ameaça por Herodes quando no fundo são eles que querem mal a Jesus. É uma espécie de golpe sujo, mas Jesus não cai na armadilha porque quer ir até o fim de todo jeito.
Quem já se engajou para alguma causa boa, sabe que em certa altura podem vir pessoas que supostamente nos querem bem, mas que só querem é tirar nós do caminho.
O segundo é a polarização a qual é exposta o mensageiro de Deus. Quanto mais ele se aproxima do cumprimento de sua missão tanto mais cresce a oposição a mensagem.
Em soma Jesus está começando a carregar sua cruz, o que o deixa cada vez mais isolado. É bom saber que este tipo de sofrimento também faz parte da caminhada dos que seguem a Cristo.
Mas é bom saber que a cruz não leva a um beco sem saída, mesmo se as vezes parece. Precisamos ficar firmes na confiança que as expressões do mal no mundo não passam de uma batalha de retirada de quem já perdeu.
A vida, o amor, a fé e a esperança já venceram em Cristo, nisto podemos apostar!
Saudações e até domingo!
P. Guilherme Nordmann

Veja as novas matérias na nossa página: www.luteranos.com.br/santos:




Palavra da Semana - Para nossa reflexão

 
Deus se revela na cruz
 
No livro: A Teologia da Cruz de Lutero, de Walter von Loewenich, p.17, encontramos uma tese de Lutero bem profunda: “O teólogo da glória vê Deus ‘presente em toda parte’ (I,614,9). O teólogo da cruz sabe: ‘no Cristo crucificado estão a verdadeira teologia e o verdadeiro conhecimento e Deus’ (I,362,18s).”
 
Lendo essa tese, reflitamos: Onde Deus se revela? Deus se revela no Cristo crucificado. Deus se revela na imagem dAquele que morreu no meu lugar. Procurar Deus em êxtases religiosos, jejuns, práticas místicas as mais variadas ou mesmo na natureza, é procura-Lo em vão. Ou, sendo menos radical, quem sabe você ali vai encontrar pálidos vestígios de Deus, mas você encontra o Senhor de forma bem concreta nAquele que morreu na cruz por ti.
 
Por que ali encontramos a revelação de Deus? Porque ali encontramos e enxergamos a grandeza do amor do Senhor: Ele morreu em nosso lugar. Ele não ficou indiferente á nossa dor, mas a assumiu. Ele não ficou insensível ao nosso sofrimento, mas o tomou sobre si. Enquanto não percebermos isso, vamos ficar procurando Deus em mil e uma coisas e em uma infinidade de igrejas e religiões. Contudo, como cristão, tenho que afirmar: somente no Cristo crucificado eu encontro a revelação de Deus para a minha vida.
 
É claro que cremos no Deus vivo, no Cristo ressurreto. Cremos nAquele que venceu a morte e que zela pelo Seu povo. Mas não olhar para a cruz de Cristo e ver ali a forma como Deus se revelou, é ser adepto da teologia da glória que procura Deus em toda a parte, mas encontra, quando encontra, apenas pálidos vestígios do mesmo. O Deus revelado morreu na cruz por nós. Ali Ele revela a Sua face que é o mais puro amor.
 
A esse amor de Deus eu só posso responder com amor. Eu respondo a esse amor recebendo a Cristo que bate à minha porta, mostrando as mãos e o lado feridos na cruz do calvário. Receba a Jesus e tenha uma vida abençoada. Amém.


Pastor Telmo Noé Emerich - Publicado no Jornal Tribuna de Petrópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário