sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Boletim Semanal nº 85

Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 85 - 160129 - Lucas 4,21-30: A verdade assusta

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos. Lucas 4,18



Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
As vezes parece que Jesus, sua fala e seu jeito, é muito pouco para os problemas deste mundo. Parece que é bonito para o culto na igreja, e para o discurso religioso, mas diante dos problemas reais da vida e do mundo, somos céticos: Será que ele resolve mesmo? Que ele venha e prove que é mesmo o Messias!
Deste assunto trata o texto da prédica deste domingo de Lucas 4,21-20. O texto fala da dúvida dos moradores de Nazaré, cidade natal de Jesus, quando ele afirma ser o enviado de Deus cuja vinda o Antigo Testamento tanto profetiza. Eles são céticos: Ele não é o filho de José? (v. 22)
Jesus ouve, capta as entrelinhas e responde: - Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: Médico, cure-se a você mesmo. E também vão dizer: Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade. (v. 23)
Ele aproveita e deixa claro que ele não precisa provar nada para ninguém. Quem tem fé não tem dúvidas sobre a natureza de Jesus. E quem não tem e pede milagre e sinais, a este só fé mesmo ajuda, e não será o milagre que a irá despertar.
Fé nasce a partir da experiência com a palavra de Deus anunciada no culto da comunidade, experimentada na palavra de amor do irmão da irmã. Nasce na experiência que chamamos de comunidade.
Por isso saudações e até domingo!
P. Guilherme Nordmann


Palavra da Semana - Para nossa reflexão

 
Confissão de Augsburgo de 1530 - documento básico da igreja luterana
acerca da justificação e da fé:
 

ARTIGO 4: DA JUSTIFICAÇÃO
Ensina-se também que não podemos alcançar remissão do pecado e justiça diante de Deus por mérito, obra e satisfação nossos, porém que recebemos remissão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo padeceu por nós e que por sua causa os pecados nos são perdoados e nos são dadas justiça e vida eterna. Pois Deus quer considerar e atribuir essa fé como justiça diante de si, conforme diz São Paulo em Romanos 3 e 4.18

ARTIGO 5: DO OFÍCIO DA PREGAÇÃO
Para conseguirmos essa fé, instituiu Deus o ofício da pregação, dando-nos o evangelho e os sacramentos, pelos quais, como por meios, dá o Espírito Santo, que opera a fé, onde e quando lhe apraz, naqueles que ouvem o evangelho, o qual ensina que temos, pelos méritos de Cristo, não pelos nossos, um Deus gracioso, se o cremos.
Condenam-se os anabatistas e outros que ensinam alcançarmos o Espírito Santo mediante preparação, pensamentos e obras próprias, sem a palavra física do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário